Feb 3, 2013

Aprender e ensinar.


Escola Primária Olekasasi. Os nossos primeiros dias foram simplesmente ... caóticos! Permitam-me descrever como eu me sentia:


Tendo sido criada em países ocidentais, onde as regras, organização e rotinas reinam, aquando enfrentando a pobreza e as escolas africanas, o nosso espírito ingénuo e jovem poderá ficar em choque e o dia-a-dia pode tornar-se muito duro ... Eu estava meio preparada para o que eu estava prestes a experenciar, mas, na verdade, viver nesta realidade é uma história completamente diferente ...

Os quadros pretos são simplesmente uma área da parede pintada com tinta preta, as mesas e cadeiras são feitas de paletes de madeira recicladas, os cadernos dos alunos são reutilizados todos os anos até que se esgotem de páginas em branco, os livros do professores são reutilizados, mesmo até os da década passada, e há um belo dum jardim em frente a cada sala de aula.

Todas as manhãs, quando chegamos à escola, devemos entrar e saudar estilo África: aperto de mão e um sorriso a dizer: "Bom dia, como vai". Para os amigos, podemos dar um high5 mas novamente com um sorridente "Bom dia, como vai". Por experiência própria, as pessoas ficam ofendidas se não as cumprimentamos pessoalmente. Uma aceno de mão e "Bom dia" não chega para estas pessoas sempre felizes, simpáticas e alegres.

Após a fase de saudação, finalmente sentamo-ns na nossa secretária, que, neste momento,partilhamos com um outro voluntário, estudante da universidade local com a humilde tarefa de plastificar livros. Bonnie faz isto o dia todo, todos os dias. Eu tenho reparado a forma como ele executa a sua tarefa... A sério ... Ele é um especialista! A maneira como ele lida com a lâmina minúscula que usa para cortar o plástico e a fita, é quase artístico, e a disciplina que ele tem a dobrar e colar e cortar e puxar, pode determinar o quão rigoroso e responsável que ele é "na vida real".

Depois de uma semana de sentar e corrigir TPCs e de dar somente uma aula por dia (se necessário/coordenado), eu e Chelsea finalmente arranjámos pouco de coragem para pedir um horário adequado, em que teríamos três ou quatro aulas de que seríamos responsáveis. Abordámos a Prof. Priscilla, e sim... Ela ajudou-nos a conseguir um horário adequado. Foi só isso que precisámos: "Pedir".

Agora somos especialistas em dar aulas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Inglês. Os primeiros dias foram bem difíceis (aliás, chegámos a pedir à Prof. Priscillah que déssemos aulas juntas para elevar o ego e termos mais confiança ao confrontarmos 50 alunos por turma), mas agora já é  fácil e divertido, quando confrontamos os alunos todos e os ensinamos sobre, por exemplo, o corpo humano, caligrafia e gramática.

Encontrámos outra missão difícil: arranjar os livros para as aulas. Inglês até foi fácil. A Prof. Priscillah deu-nos o dela. Estudos Sociais e Ciências, o Prof. Maurice ajudou-nos a encontrar um. Matemática, só uma semana depois, o Prof. Samuel deu-nos o dele. Portanto, agora, temos tudo o que precisamos para dar aulas mesmo fixes!

Às vezes é difícil dar a atenção e apoio a cada aluno na turma ... Há tantos! E cada aula é de apenas 35min, por isso às vezes acabamos por "roubar tempo" de outra aula de outro professor.

A escola não tem um campainha. Na verdade o que eles têm é um estudante com um sino, e ele é o encarregado toca-lo a cada 35min, intervalos e à hora de almoço. Nós descobrimos que o sino é improvisado ... O que significa que, não é um sino decente. Mas agora o diretor tem um novo! E veio-se lamentar a mim e à Chelsea de como era caro... E é verdade! Num país onde as refeições custam 200SHS, um sino custa 35.000SHS!

Eu adoro os intervalos na escola. Vê-se centenas de crianças no campo simplesmente a brincar! Imagina só o que é ver 600 crianças felizes em um campo vazio, a jogar bola, a correr, a subir à única árvore existente no recreio, a gritar e rir. Às vezes nós vamos lá para fora (só para fazer um intervalozito de corrigir centenas de TPCs do dia anterior) para brincar com as crianças. Este é o momento em que ficamos a conhecer melhor algumas crianças e criar laços com outras.

Na sexta-feira abordei os Profs. Samuel e Priscillah, anunciando que na segunda-feira gostaria de ter uma reunião com eles para discutir questões acerca de... Mais sobre isso no próximo post ;)


Campanhas Políticas e a Escola Primária de Olekasasi lá no fundo.

No comments:

Post a Comment